FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Gestor de processos: um novo campo profissional

Fonte: Jornal Administrador Profissional – n° 215 – maio/2004

Bastante adotada nos Estados Unidos e Europa, a modalidade ainda é nova no Brasil

As empresas para se manter competitivas e inovadoras, sempre estão à procura de novos modelos de gestão. A novidade agora atende pelo nome de "gestão de processos", de acordo com artigo do professor Dieter Kelber, diretor do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (IADI) e publicado pelo jornal "Valor Econômico".

Segundo ele, a gestão de processos vem se transformando no coração das grandes organizações por coordenar as ações de todas as áreas, de vendas ao fornecimento final de produtos e serviços aos clientes consumidores finais. "Em outras palavras, cabe à gestão de processos fazer com que áreas como Compras, Logística, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos, Marketing e Finanças trabalhem integradas, em colaboração e sintonia, de modo a obter elevados índices de resultados, qualidade de atendimento, baixos custos e alta lucratividade", afirmou.

Ele entende que à medida que as organizações descobrirem que a redução de custos e o aumento da eficiência somente são possíveis mediante à substituição da administração hierarquizada pela da integração dos departamentos, um novo profissional entrará em cena: o gestor de processos.

Além de definir e modelar processos, monitorar indicadores, implementar ações preventivas e corretivas, e manter equipes motivadas, o gestor de processos, segundo o professor, deve ser também o responsável pela administração e criação das condições para o aumento dos índices de produtividade organizacional e pelo fortalecimento do relacionamento com fornecedores e clientes.

Ele adianta, no entanto, que para exercer esse papel com competência é preciso estar alinhado ao seguinte perfil: compreender a ligação entre a estratégia empresarial e a cadeia de valor da empresa; ter o domínio de metodologias, técnicas e ferramentas para o mapeamento, desenho, melhoria e redesenho dos processos; entender a importância das equipes na execução dos processos, preparando o ambiente para uma gestão de pessoas orientada por competências; conhecer a influência da tecnologia e sua adaptação como suporte a execução de processos; visualizar o impacto da introdução de uma gestão orientada por processos.

De acordo com o diretor do IADI, o gestor de negócios ainda é um profissional raro no mercado, o que abre perspectivas para quem está atrás de desafios.

Apesar do gestor de processos ser ainda uma novidade no Brasil, o perfil da equipe de consultores da ActionTotal Experience, sempre foi e continua sendo o gestor de processos.

Copyright © Action Total, 2008
Home     |     Quem Somos     |     Serviços     |     Produtos     |     Destaque     |     Contato